REFORMA ADMINISTRATIVA NA PREFEITURA DE CAXIAS DEVERÁ SER FEITA ATÉ ABRIL/2022. QUEM ENTRA E QUEM SAI DE CENA?

Está em curso no alto comando da prefeitura de Caxias, mas ainda sob sigilo absoluto, a tão falada nos bastidores da política, mas ainda de forma sutil, REFORMA ADMINISTRATIVA. O Prefeito Fábio Gentil só não implementou a tal reforma no início do ano passado, começo do seu segundo mandato de Prefeito, por conta da Lei Complementar nº 173, de 23 de março de 2020, a qual proibia a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios a criarem cargos, empregos ou funções que implicassem no aumento de despesas até 31 de dezembro de 2021.
Passada essa data, começou a ser cogitada a famigerado reforma administrativa, que tem como foco várias mudanças na administração do governo municipal com o aumento estrutural de sua máquina.
Todos lembram que no início do primeiro mandato de Fábio Gentil, foi promovida uma reformulação geral na estrutura organizacional da prefeitura, onde o mesmo juntou em algumas secretarias várias outras, ficando estas como adjuntas da principal. Poucos entenderam como seria o funcionamento dessa estrutura, mas no decorrer do percurso fomos nos acostumando. A maior reclamação dos usuários e até mesmo dos administradores das pastas adjuntas sempre foi a falta de autonomia, o que deve ser corrigido com essa nova visão de governo, quando algumas deixaram de ser coadjuvantes para virarem protagonistas na administração pública.

ESPECULAÇÕES SOBRE AS NOVAS SECRETARIAS E SEUS GESTORES
De acordo com levantamento feito nos bastidores do poder e de informações contundentes sobre os acordos firmados com o Prefeito Fábio Gentil durante a campanha e após as eleições de 2020, segue abaixo algumas possibilidades para a grande mudança a ser feita até início de abril deste ano.

NETO DO SINDICATO PARA A SECRETARIA DE LIMPEZA PÚBLICA
Um dos acordos com os candidatos do Republicanos (partido de Fábio Gentil) nas eleições de 2020 foi a concessão de duas secretarias para o partido num eventual segundo mandato do Prefeito. Confirmada a vitória deste, e tendo o Republicano eleito o maior número de Vereadores, logo no início de 2021, Fábio Gentil, nomeou o primeiro suplente Fause Simão para Secretaria do Trabalho, cargo esse já exercido pelo mesmo no governo anterior. Portando, Fábio Gentil ficou devendo nomear o segundo suplente para outra secretaria, nesse caso, Neto do Sindicato. Dono de um discurso aguerrido e líder de movimentos populares e representante de entidades da classe de trabalhadores rurais, Neto do Sindicato terá sua oportunidade na administração pública testada, mas como gestor não deixa a desejar, visto sua experiência à frente de sindicatos.

SARGENTO MOISÉS PARA A SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA
Fábio Gentil teria, igualmente a seu próprio partido, prometido o comando de uma secretaria para o PL (Partido Liberal) nas eleições passadas. Além disso, particularmente, o Prefeito já teria assegurado ao próprio Sargento que se o mesmo não fosse reeleito, teria grande participação no seu segundo governo, fazendo parte da sua equipe de primeiro escalão. Hoje Sargento Moisés ocupa o cargo de Secretário Adjunto de Governo e Articulação Política. Essas secretarias seriam agora desmembradas e ficariam isoladas, onde Sargento Moisés seria empossado como Secretário de Articulação Política. Além de cumprir o acordo com o PL, de quebra estaria prestigiando o seu Ex-Líder de Governo na Câmara Municipal, o qual ficou marcado pelas suas defesas entusiasmadas do governo frente ao quarteto de Vereadores de oposição e principalmente pelas discussões asseveradas com a Líder da Oposição à época, Thays Coutinho.

RONYARA BITTENCOURT PARA A SECRETARIA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Hoje órgão que executa os programas de regularização fundiária e todos os seus processos não passa de uma coordenação ligada à Secretaria de Governo. A chefe do órgão, trata-se de Ronyara Bittencourt, filha do Vereador Catulé, ex-presidente da Câmara Municipal de Caxias. Devido a todo o aparato de pessoal especialista e demais estrutura física e operacional, Fábio Gentil, em 2020, haveria ter prometido a Catulé transformar o órgão em secretaria para se adequar às demandas e prestigiar o Vereador pela parceira até então inabalável. Porém, seria bom lembrar que no ano passado, por não poder fazer essa modificação, Fábio Gentil resolveu dar a prerrogativa de Catulé indicar o Secretário de Indústria e Comércio para o lugar de João Antonio Queiroz, vindo a ser nomeado um antigo aliado do vereador, Williams Maranhão. Teria mesmo Catulé o prestigio da indicação de mais uma secretaria?

EDIVAL DO BREJINHO PARA A SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Anda, de fato, muito forte a especulação da inclusão de Edival do Brejinho para a Secretaria de Esporte e Laser, promessa também feita por Fábio Gentil ao político que defende a bandeira do Povoado Brejinho e se diz o legítimo representante da localidade rural. Fábio Gentil teria afirmado a Edival que ele iria assumir a cadeira de Vereador com a nomeação de Ângela Machado para o Esporte, e que, caso a mesma recusasse o convite, ele mesmo (Edival) teria a oportunidade na pasta. Sabe-se que o primeiro suplente de Ângela Machado é Léo Barata, mas este seria convencido a permanecer na Secretaria de Cultura para não atrapalhar a transição.

VEREADOR RICARDO RODRIGUES PARA A SECRETARIA DE GOVERNO
Anunciado o convite para assumir a pasta pelo próprio Vereador Ricardo Rodrigues nas suas redes sociais, fica explicito que Fábio Gentil estaria com o propósito de acomodar melhor o PT (Partido dos Trabalhadores) no governo, desde que o partido perdeu a Secretaria de Agricultura e Pesca, quando, ainda no primeiro mandato o Prefeito Fábio Gentil, exonerou, a pedido do próprio Ney Jeferson Teixeira, Secretário à época para que o mesmo disputasse eleição em 2018, não voltando mais para o cargo. Dessa forma, Fabio Gentil, devolve o status para o PT, e de quebra, acomoda na Câmara Municipal de Caxias Vinicius Sabá de Alencar. Detalhe: Vinicius é irmão de Ironaldo Alencar, coordenador da campanha de Weverton Rocha para Governador na região. Mas, isso é história para outra conversa.

OUTRAS SECRETARIAS A SEREM CRIADAS, PORÉM AINDA SEM NOMES DE CHEFES SUGERIDOS
Fábio Gentil ainda poderia desmembrar e criar a SECRETARIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTES, podendo permanecer o atual gestor da Secretaria Adjunta de Transportes, Alberto Simão. Porém, muito mal avaliado no governo, Alberto Simão poderá ser substituído por um nome ainda não definido. Fala-se muito no nome do Sargento Moisés para essa secretaria, mas parece que o mesmo não se empolga mais em voltar para uma pasta que comandou por mais de cinco anos nos tempos do governo Humberto Coutinho. Sargento Moisés ficaria mesmo com a pasta da Articulação Política ou Secretaria de Governo após o desmembramento dessas.
Outra Secretaria a ser criada seria a SECRETARIA DA JUVENTUDE, hoje uma Coordenação chefiada por Kátia Braga, porém, não se tem notícias de nomes para essa pasta, podendo a própria Coordenadora assumir a Secretaria pela sua notória competência. Mas, onde se tem notícias de diversos acordos políticos e vários pretendentes ao cargo de alta patente eleitoral, Kátia Braga não sobrevive na briga pela gestão dessa Secretaria.

RUPTURAS E VACÂNCIA DE CARGOS NO PRIMEIRO ESCALÃO
O Jornalista Jôtonio Vianna divulgou nesta sexta-feira (18/02) que o Vice-Prefeito Paulo Marinho Júnior confirmou a ele que, romperia politicamente com Fábio Gentil, caso o mesmo não renunciasse o mandato até março de 2022, prazo limite para desincompatibilização de candidatos às eleições deste ano. Porém, já está mais que claro, evidente e cristalino que o Prefeito Fábio Gentil não abre mão da candidatura de sua filha e não renuncia ao mandato para beneficiar diretamente a família Marinho. Confirmado em abril a ruptura da parceira que já dura mais de seis anos, Fábio Gentil teria que exonerar os gestores da SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES e SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, comandadas por Márcia Marinho e Pedro Marinho respectivamente. Ou seja, em tese, as duas importantes Secretarias são de indicação do próprio Vice-Prefeito, o que não seria razoável, após um rompimento, deixá-los na administração. É claro que os próprios gestores poderão, em conjunto, apresentarem seus pedidos de exoneração, o que ficaria mais tranquilo para ambas as partes. E não, não há previsão para qualquer pessoa assumir, eventualmente, nenhuma dessas pastas. Mesmo porque, elas não estão no plano da reforma administrativa. Nos bastidores, já deve ter muita gente torcendo pelo pior para que sejam divididos os despojos da guerra. A nossa torcida pessoal, e em nome do Blog, é que tudo seja conduzido com a maior transparência, diplomacia, democracia e sobretudo coerência, para que o nosso povo não sofra as consequências negativas desses embates políticos.

Edição e produção: blog do Raimundo Lima

Direto da redação

Deixe uma resposta