PF cumpre mandados em operação contra tráfico internacional de drogas no Maranhão

Ao todo, seis mandados foram cumpridos nesta sexta-feira (11) na capital e em outros dois municípios maranhenses. Justiça determinou o bloqueio de R$ 9 milhões dos investigados.

A Polícia Federal no Maranhão (PF) deflagrou nesta sexta-feira (11), a Operação Aimará II, que cumpriu seis mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma quadrilha que fazia lavagem de dinheiro e bens do tráfico de internacional de drogas nas cidades de São Luís, Barreirinhas e São João Batista.

Os mandados foram cumpridos por determinação da 1º Vara Federal de São Luís. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio dos bens no valor total de R$ 9 milhões dos investigados. Ao todo, 21 policiais federais participaram da ação.

De acordo com as investigações, os suspeitos adquiriram diversos imóveis, veículos de luxo e tinha uma vida de ostentação incompatível com a renda declarada pelos órgãos fiscais.

A operação é uma continuação da Operação Aimará I, deflagrada em novembro de 2014, que desarticulou uma quadrilha especializada no tráfico de drogas internacional que atuava no Pará e no Amazonas.

Na época, a PF cumpriu 12 mandados de prisão, dois mandados de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão. Cerca de 90 agentes da PF participaram da operação.

Operação Aimará

O nome da operação faz uma alusão ao Aimará, uma língua falada por mais de dois milhões de pessoas da etnia Aimará, principalmente no Peru e na Bolívia. Segundo a PF, os líderes da quadrilha seriam dois irmãos peruanos

Por G1 MA — São Luís, MA.

Deixe um comentário