Sobe para 16 número de casos de microcefalia no Maranhão

Casos contabilizados foram registrados em dez cidades maranhenses.
Secretário de Saúde descarta surto da doença no Maranhão.

Subiu para 16 o número de casos confirmados de microcefalia no Maranhão em 2015, segundo informou Secretaria de Estado e Saúde em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (30). Destes, três são relacionados à ocorrência de Zika vírus entre mulheres gestantes. Outros seis casos do tipo estão sendo investigados no Estado.
Até agora, São Luís é a cidade com maior incidência, com quatro casos confirmados. Santa Inês é a segunda cidade com maior número de confirmações da doença. Os demais casos de microcefalia ocorreram em Coroatá, São Francisco do BrejãoBuriticupuSão José de RibamarBarra do CordaChapadinhaDom PedroCaxiasCantanhede e Vitória do Mearim.
De acordo com a neuropediatra, Tertuliana Medeiros Reis, as causas da microcefalia são várias, como toxoplasmose, rubéola e, agora, o indício do Zika Vírus em três casos no Maranhão. “Todas as crianças confirmadas com microcefalia não nasceram nesse mês. As informações estão chegando de forma gradativa, vinda dos municípios”, afirmou.
O secretário de Saúde, Marcos Pacheco, reafirmou nesta segunda-feira (30) que não existe surto de microcefalia no Maranhão. No último relatório divulgado no dia 26 de novembro, a SES havia contabilizado dez casos de microcefalia no estado.
Após casos relacionados de zika vírus com microcefalia, que colocou a região Nordeste em estado de alerta, 350 agentes de endemias foram mobilizados para identificar e reforçar o trabalho de eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya, o Aedes aegypti, em São Luís. De janeiro a outubro de 2015, foram notificados 1.801 casos somente de dengue na capital maranhense.
Do G1 MA

Deixe um comentário