Sistema Italuís: bombeamento está normalizado e água já chega aos reservatórios em diversas áreas da cidade
Já na madrugada e nas primeiras da manhã de terça-feira (12), várias regiões da cidade começarão a ter o abastecimento retomado.
Vista das bombas de água tratada do Sistema Italuís |
O Sistema Italuís já está operando normalmente desde as 14h desta segunda-feira (11), quando entrou em operação a primeira bomba de água tratada, após a conclusão de todos os ajustes necessários na interligação da adutora no Campo de Periz, na BR-135.
Neste momento, o bombeamento de água já está sendo feito por duas bombas, capacidade suportada pela adutora antiga, que está em operação.
Pelas informações recebidas pelo blog, a água já está sendo distribuída aos reservatórios responsáveis pelo abastecimento nas áreas atendidas pelo Italuís.
O mapa do abastecimento de água de São Luís |
Depois que os níveis de água estiverem recuperados nesses reservatórios, será dado início ao abastecimento. Já na madrugada e nas primeiras horas da manhã de terça-feira (12), várias regiões da cidade começarão a ter o abastecimento retomado.
A normalização do abastecimento em todas as áreas atendidas pelo Italuís, cerca de 60% dos bairros da cidade, deverá ocorrer até quarta-feira (13), de acordo com informações do diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Carlos Rogério.
Local de interligação da adutora antiga, onde houve o rompimento da “peça Y” que interligaria a adutora nova |
O bombeamento está reduzido para não aumentar a pressão na tubulação antiga por conta de riscos de rompimentos. O sistema irá operar com três bombas, a capacidade máxima, quando a nova adutora entrar em operação.
Na manhã desta segunda-feira (11), durante entrevista coletiva, Carlos Rogério informou que foi contratada uma auditoria externa para investigar o que ocasionou o rompimento da “peça Y” utilizada para interligar a adutora nova.
Outra peça deverá ser fabricada para que seja feita novamente essa interligação. Quando a nova adutora estiver em operação, haverá um incremento de 30% no volume de água bombeado, com a entrada em operação da terceira bomba de água tratada, o que vai minimizar os problemas de abastecimento nas áreas atendidas pelo Italuís.
Bombas da captação de água bruta do Rio Itapecuru |