SAÚDE – CEAMI passa a disponibilizar atendimento ambulatorial pediátrico a toda a população
A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando no Centro Especializado em Assistência Materno-Infantil (CEAMI) o atendimento ambulatorial pediátrico, que conta com equipe médica composta por 07 profissionais. Antes, o serviço era direcionado apenas às crianças de alto risco e agora está aberto a toda a população.
A diretora administrativa do CEAMI, Kalyanne Paiva, lembrou que o órgão é referência nacional em atendimento materno-infantil com crianças e gestantes de alto risco. “Agora estamos ampliando os nossos serviços, ofertando atendimento com uma equipe capacitada equipe de médicos pediatras, sendo eles Dr. Jorge Luís, Dra. Nagylla, Dr. Rogerio, Dra. Isabel. Dr. Wendel, Dra. Patrícia Lobão e Dra. Júlia Barbara”, destacou a diretora.
Vale lembrar que o atendimento de urgência e emergência segue no Hospital Infantil Dr. João Viana. Tarciana Lobato, diretora do hospital, reforçou: “Nós continuamos funcionando 24 horas por dia com dois médicos no plantão. Aqui não sai nenhuma criança sem atendimento ou medicação; quando a criança chega fazemos a classificação de risco com a nossa equipe de enfermagem e, em alguns casos que não apresentam intercorrências urgentes, estamos encaminhando ao CEAMI para serem atendidas e acompanhadas pelos médicos pediatras”.
Josene de Abreu, mãe do garoto Márcio, procurou o serviço ambulatorial pediátrico no CEAMI e reatou sobre o seu atendimento. “Aqui foi tudo ótimo, conversamos com o pessoal aqui, a médica nos atendeu com bastante presteza e, sinceramente, correspondeu à expectativa, meu filho foi bem examinado”, concluiu.
Para o coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Rubenilson Luna, a medida vai melhorar os atendimentos, ampliar o acesso à rede de saúde e auxiliar no combate aos índices de mortalidade infantil no município. “Quando a criança adentrar no CEAMI, vai ser feita a estratificação de risco, que já vai dizer se o caso é de alto, médio ou baixo risco. Ao mesmo tempo, a criança vai ser vinculada ao posto de saúde mais próximo da casa dela, já que o CEAMI tem a relação dos médicos e enfermeiros dos postos”, informou.
O CEAMI está localizado à Avenida Getúlio Vargas, nº 152, Centro, próximo ao Mercado Central. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.
Veja mais fotos: