Procon orienta consumidores como proceder durante a greve dos bancos

Diante da greve dos bancários, deflagrada na última terça-feira (06) no Maranhão e em outros estados, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA) informa que os consumidores não podem ser prejudicados por problemas decorrentes da paralisação. O órgão destaca, ainda, que o consumidor pode usar meios alternativos para quitar os débitos, contudo, é abusiva a cobrança por parte dos Bancos de encargos (juros e multas) e fere o direito do consumidor.
A coordenadora regional do Procon/MA em Caxias, Ireneide Alencar, informa que os consumidores devem ficar atentos para não deixar de pagar contas, o que pode ser feito nos terminais de autoatendimento ou pela internet (para quem tem o aplicativo do banco) através do código de barras. Também podem ser efetuados em casas lotéricas.
Ainda de acordo com Ireneide Alencar, caso a compra tenha sido feita em lojas de departamentos, as contas ainda podem ser pagas nas próprias lojas.
A coordenadora regional do Procon em Caxias, orienta que o consumidor jamais deverá ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, e, caso se sinta lesado, é importante formalizar a reclamação pelo aplicativo do Procon MA ou em alguma das unidades espalhadas pelo Estado.
Denúncia
O Procon orienta o cidadão que, ao verificar o descumprimento da lei, formalize uma denúncia no órgão, que fica no prédio do Viva Cidadão, localizado no centro de Caxias.
A denúncia também pode ser feita pelo aplicativo do Procon, pelo Portal do Consumidor (www.procon.ma.gov.br), nos postos avançados ou pelas redes sociais (instragram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão).


Fonte: TV Sinal Verde

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