Procon: agências bancárias são fiscalizadas em Caxias
Passar horas na fila. Esse tem sido um dos dilemas de quem precisa realizar alguma transação nas agências bancárias. Por lei o tempo de espera na fila é de 30 minutos. Mas não é isso que vem acontecendo. Pelos menos em agências bancárias de Caxias, os clientes reclamam da demora no atendimento.
E as reclamações não param por aí.
Mas se depender da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, esse quadro deve mudar. É que o Procon Maranhão em Caxias em uma ação conjunta com o Procon de Codó começaram nesta sexta-feira (4) a fiscalizar as agências bancárias da cidade.
As imagens que a lente de nossa câmera conseguiu captar foram feitas do lado de fora da agência. Várias questões estão sendo analisadas.
Uma ação que agrada quem se sente prejudicado.
A primeira agência a ser fiscalizada em Caxias foi o Banco Bradesco. Mas o trabalho da equipe do Procon deve continuar em outras bancos da cidade. O consumidor pode formalizar denúncia junto ao Procon, ou através de aplicativo disponível para iOS e Android.
Notapé
O Procon informou que nesta sexta apenas a agência do Bradesco foi fiscalizada. Os fiscais constataram várias irregularidades, como a falta de divisórias nos caixas de autoatendimento, consumidores com mais de trinta minutos de espera, falta de cabines individuais nos caixas, ausência de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e caixas eletrônicos sem operação e sem dinheiro.
O Bradesco foi autuado e terá dez dias para apresentar defesa. De acordo com o Procon, a agência está sujeita ao pagamento de multas.
Ainda de acordo com o órgão, as demais agências bancárias existentes na cidade também serão fiscalizadas. O Procon afirmou ainda que vai intensificar a fiscalização aos bancos.