Partidos do Centrão vão comandar quase metade dos municípios do país

DEM1 BSB DF 22 05 2019 NACIONAL PLENARIO/MP 870/19 Deputados do centrao concentrados no discurso do lider do DEM, Elmar Nascimento apos votacao da Medida ProvisoriaÊ870/19, que trata do COAF. FOTO:DIDA SAMPAIO/ESTADAO

Nas mais de 2,6 mil cidades que serão administradas pelo grupo político de apoio ao governo Bolsonaro vivem cerca de 78 milhões de pessoas, equivalente a cerca de 40% da população.

O grupo de partidos que formam o chamado Centrão, base política na Câmara dos Deputados do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), vai administrar mais de 2,6 mil municípios a partir de 2021, o equivalente a 47% das cidades brasileiras. O número de moradores nesses municípios (cerca de 78 milhões de pessoas), por sua vez, representa aproximadamente 40% da população do país.

O desempenho do Centrão na disputa municipal, que realizou o segundo turno neste domingo (29), é visto com atenção por lideranças políticas de olho nas eleições de 2022. Isso porque o bloco tem capilaridade em centenas de municípios e pode ajudar a mobilizar eleitores na corrida presidencial daqui a dois anos. O resultado das urnas pode também ampliar a força política do Centrão junto ao governo federal.

Entre os 11 partidos que formam o grupo, PP, PSD e PL são as legendas com o maior número de prefeituras. Mas a diferença é pequena. Enquanto PP venceu em 685 municípios, o PSD vai administrar 655 a partir de 2021. O PL ficou em terceiro lugar, com 345 prefeituras.

Direto da Redação

Deixe uma resposta