Operação da Polícia Federal combate fraudes em saques de precatórios no Maranhão

A Polícia Federal realiza a Operação Stellio de combate a fraude em saques de precatórios judiciais utilizando documentos falsos. Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária, 14 de busca e apreensão e sete bloqueios de bens dos investigados.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram a partir das prisões de dois advogados que tentavam sacar créditos precatórios com documentos falsos. Essas prisões foram em setembro de 2018 e em fevereiro deste ano.

documentos falsos, mediante a atuação de um grupo criminoso formado por advogados, funcionários de cartórios, bancários e despachantes”, diz a nota da PF. Ainda de acordo com a PF,

o grupo levantava informações de pessoas que teriam créditos de precatórios disponibilizados pela Justiça com a ajuda de bancários investigados.

“Documentos de identidade eram falsificados e com a conivência de funcionários de cartórios, eram elaboradas procurações públicas ideologicamente falsas, que possibilitavam os saques dos precatórios pelos advogados que participavam do esquema”

. A fraude lesava instituições financeiras, os verdadeiros titulares do crédito e seus advogados. Os saques já apurados totalizam cerca R$ 1,3 milhão.

Fonte: Direto da Redação com informações da Central de Notícias

Deixe um comentário