20/20Equipes de resgate socorrem as vítimas que foram atropeladas por caminhão que invadiu uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha – 19/12/2016(Odd ANDERSEN/AFP)
3/20Homem é atendido por bombeiros após caminhão invadir uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha – 19/12/2016(Fabrizio Bensch/Reuters/Caminhão invade feira natalina e atropela dezenas em Berlim)
6/20Médicos socorrem vítimas que foram atropeladas por caminhão que invadiu uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha – 19/12/2016(Pawel Kopczynski/Reuters)
12/20A chanceler alemã Merkel reage em Berlim, após saber da notícia de que um caminhão que invadiu uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha – 19/12/2016(Fabrizio Bensch/Reuters)
16/20Equipes de resgate socorrem as vítimas que foram atropeladas por caminhão que invadiu uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha – 19/12/2016(Fabrizio Bensch/Reuters)
18/20Médicos socorrem vítimas que foram atropeladas por caminhão que invadiu uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha – 19/12/2016(Pawel Kopczynski/Reuters)
20/20Equipes de resgate socorrem as vítimas que foram atropeladas por caminhão que invadiu uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha – 19/12/2016(Odd ANDERSEN/AFP)
Um caminhão invadiu a área de uma feira natalina em Berlim no início da noite desta segunda-feira (horário local), e atropelou diversos frequentadores do local. A polícia alemã descreveu o incidente como “grave”, deixando ao menos nove mortos e 50 feridos.
Autoridades acreditam que o motorista jogou propositalmente o caminhão sobre as barracas na praça Breitscheidplatz, na avenida Kurfuerstendamm, onde está localizada a igreja Kaiser Wilhelm, parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial e mantida como ruína até hoje.
O homem que estava no banco de passageiro do veículo foi morto no local. A polícia de Berlim prendeu um suspeito de ser o motorista.
Testemunhas afirmam que o caminhão não reduziu a velocidade, de aproximadamente 60 km/h, ao se aproximar da multidão.
Tentativa de atentado
Na semana passada, a revista alemãFocus relatou que um menino iraquiano-alemão de 12 anos, suspeito de ligações com o Estado Islâmico,tentou explodir uma bomba em um mercado de Natalna cidade de Ludwigshafen. A publicação citava fontes de segurança e do Judiciário.
O menino, nascido própria cidade, era “fortemente radicalizado” e aparentemente instruído por um membro desconhecido do Estado Islâmico. Segundo a revista, ele foi levado para um centro de detenção juvenil.
Nice
Em 14 de julho, umcaminhão invadiu a celebração do Dia da Bastilhana principal avenida de Nice, no sul da França, e matou 86 pessoas que assistiam à queima de fogos. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado e confirmou que o condutor do veículo, Mohamed Lahouaiej Bouhlel, era um de seus integrantes.
Bouhlel era francês de origem tunisiana, trabalhava como entregador e tinha passagens pela polícia por casos de violência a mão armada, mas não era fichado pelos serviços secretos por terrorismo ou radicalismo. O terrorista foi morto pela polícia francesa no local do ataque após uma troca de tiros.