Moradores de Timon interditam acessos a Teresina em protesto a favor da empresa ‘Timon City’
Centenas de timonense foram às ruas na manhã deste sábado (9) para protestar contra o retirada de circulação dos ônibus ‘fresquinhos’ da empresa ‘Timon City’, que vem travando uma batalha judicial com a empresa Dois Irmãos, que detém, o monopólio da linha Timon/Teresina há 40 anos.
Uma liminar da Justiça Federal proibiu a ‘Timon City’ de continuar em circulação. Uma decisão que causou revolta na população que já estava acostumada ao conforto do ar condicionado e internet nos ônibus novos.
O auge dos protestos ocorre na chegada da Ponte Engenheiro Antônio Noronha, a conhecida Ponte Nova, em Timon, onde foram colocadas barreiras para impedir o tráfego de veículos.
A manifestação conta com a participação de funcionários da empresa Timon City que foram dispensados do trabalho ontem (8) por conta de uma decisão da justiça federal.
O protesto estaria recebendo o apoio de populares da região da Vila do Bec e Parque Alvorada que também são contra a proibição da Timon City circular na linha Timon-Teresina.
Objetos e estruturas metálicas que parecem ser da construção do portal de entrada da cidade, foram jogados na pista.
Homens da polícia militar e do corpo de bombeiros se deslocaram para os pontos de interdição de acessos à cidade de Teresina.
Como a linha é considerada interestadual, a autorização depende da Agência Nacional de Transportes Terestres (ANTT), que vem concedendo autorizações provisórias à empresa Dois Irmãos, há 40 anos, quando o procedimento correto seria a abertura de licitação de linhas para a quebra desse monopólio.
Uma das alternativas, para tirar a responsabilidade da ANTT, seria a criação de uma espécie de consórcio entre as prefeituras de Timon e Teresina, que teria poderes para fazer uma licitação do transporte coletivo entre as duas cidades.
O empresário Ramon Alves, dona da R.A Viagens e Timon City, não estaria pretendo recorrer da decisão judicial favorável à empresa Dois Irmãos. Os ônibus que operavam nas linhas Timon/Teresina podem ser utilizados na capital piauiense, onde o prefeito Firmino Filho se manifestou favorável em conceder linhas para a empresa que oferece transporte de qualidade e conforto.