Governo substitui comando da Polícia Militar; Cel. Frederico Pereira assume o posto

Cel. Frederico Pereira assume o Comando Geral da PM
O cel. José Frederico Gomes Pereira assume o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, em substituição ao coronel Marco Antônio Alves. A decisão foi anunciada em nota divulgada pelo governo na noite desta quarta-feira (13).

O subcomando geral será ocupado pelo coronel Jorge Luongo, substituindo coronel Ismael Fonseca.
Com trajetória militar nas Tropas Especiais, a carreira do coronel Pereira começou no Exército, e, hoje, conta com 24 anos de Polícia Militar, tendo vários cursos acumulados ao longo da carreira, como Operações Especiais no BOPE, Guerra na Selva no Exército e Segurança de Autoridade, realizando na Espanha. Foi membro da Força Nacional no Pan Americano e é instrutor da academia de Polícia. Coronel Pereira estava no Comando de Policiamento Especializado (CPE).
Há 23 anos na Polícia Militar, Coronel Luongo se formou na primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo bacharel em Segurança Pública. Ele tem, ainda, especialização em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, tem formação na área de Polícia Comunitária e na área de Tecnologia da Informação. Antes de assumir o subcomando da PM, estava exercendo o cargo de diretor do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops).
“O Governo do Estado agradece publicamente o trabalho, dedicação e empenho do coronel Alves durante o período em que comandou a Polícia Militar do Maranhão”, diz trecho da nota.
Portaria que pode ter contribuído para a queda do 
cel. Alves do comando da PM
Na avaliação do blog, o coronel Marco Antônio Alves cometeu um deslize crucial, que pode ter contribuído para a sua exoneração: promover ao Comando do Estado Maior da PM o tenente-coronel Miguel Gomes Neto, que comandava o 15º Batalhão na cidade de Bacabal, até o confronto com um cabo e um advogado durante uma discussão, onde chegou a sacar uma pistola. O episódio gerou desgaste levando a OAB a divulgar nota cobrando até a expulsão do militar dos quadros da polícia.
Na mesma portaria de exoneração de Miguel Neto, o comandante o promove a um novo posto de comando na PM. O que se esperava do comandante da PM era a determinação de abertura de Inquérito Policial Militar (IPM) ou outro tipo de sindicância para apurar os fatos, além de manter os envolvidos no confronto afastados das atividades até o desfecho dos trabalhos de apuração.
A portaria foi mais munição para reforçar a artilharia de críticas ao comando da PM.
O blog acredita que a primeira decisão do novo comandante será a revogação da portaria que promoveu o tenente-coronel Miguel Neto, além da determinação de abertura imediata de investigação do caso, com o afastamento temporário dos envolvidos.
Confira a íntegra da nota do governo.
Nota – Substituição no Comando Geral da Polícia Militar
O Governo do Maranhão informa a substituição no Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão.
O Governo do Estado agradece publicamente o trabalho, dedicação e empenho do coronel Alves durante o período em que comandou a Polícia Militar do Maranhão.
O coronel Marco Antônio Alves será substituído pelo coronel José Frederico Gomes Pereira, que assume o Comando Geral da Polícia Militar.
São Luís, 13 de janeiro de 2016.

Governo do Estado do Maranhão




postado por  Raimundo Lima

Deixe um comentário