Governo edita MP que fere a Globo e retira ‘monopólio’ sobre times de futebol

MP de Bolsonaro libera times mandantes para negociar diretamente direitos de transmissão de seus próprios jogos

O presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória que fere de morte o monopólio das transmissões esportivas no Brasil, em especial o grande peso que a Rede Globo tem nas negociações com clubes esportivos, como times de futebol.

A Medida Provisória 984, publicada nesta quinta-feira (18) pelo governo federal numa edição extra do Diário Oficial, prevê que clubes mandantes sejam donos dos direitos de transmissão da partida. Antes, a transmissão de jogos só poderia ser feita por uma emissora que tivesse negociado com ambos os times participantes. A MP também atribui para os atletas que jogam na partida os 5% dos valores das transmissões que antes eram destinados a sindicatos de jogadores.

A medida foi publicada um dia após encontro do presidente Jair Bolsonaro com dirigentes do Flamengo, que anda em pé de guerra com a Globo desde 2019, sobre a transmissão dos jogos rubro-negros no campeonato carioca. Os jogos do time carioca não seriam transmitidos pela Rede Globo, em razão da falta de entendimento com o time. Agora, o Flamengo pode vender os direitos de transmissão dos jogos onde é mandante para outro canal de televisão ou até mesmo para a Amazon, ou Netflix.

Blog do Raimundo Lima

Deixe uma resposta