Golpes pela internet em São Luís crescem 50%; maioria deles são por meio de mensagens

Segundo o Departamento de Crimes Tecnológicos da capital, o crime cometido no ambiente virtual é antigo e chega por meio de links falsos.

Os estelionatos virtuais cresceram cerca de 50% nos últimos dois anos em São Luís, segundo o Departamento de Crimes Tecnológicos da capital. Por isso, o departamento alerta sobre os golpes e traz orientações para evitar ser vítima dos criminosos na internet.

Segundo o Departamento de Crimes Tecnológicos da capital, o crime cometido no ambiente virtual é antigo e chega por meio de links falsos. — Foto: Reprodução/TV Globo

Conforme os dados, o crime cometido no ambiente virtual é antigo e chega por meio de mensagens de celular. A professora Francinete Sampaio recebeu uma mensagem na qual avisava que o aplicativo do banco estava com problemas e clicando no link pedia uma transferência de mais de R$ 3 mil reais.

“Eu fiquei com medo. Será que nesse link tem alguma coisa que vai me prejudicar? Será que eu clico? Será que não?”, disse Francinete Sampaio.

Nos últimos anos, os criminosos investiram na internet para golpes. O do link falso, por exemplo, instala um vírus no celular, que acaba roubando dados da vítima e tudo através de mensagens. Segundo a polícia, os bancos não enviam mensagens com links.

“Nos dias de hoje, o que mais temos que ter preocupação são torpedos, que são disparados em grande quantidade e em várias questões financeiras, bancos, bancos digitais, informam que foi feito uma compra, se você não fez essa compra, clica nesse link. Bancos não mandam toperdos com links”, disse o delegado Odilardo Muniz.

O delegado indica que o certo é manter contato diretamente com o próprio banco, por meio dos números de telefone.

Por g1 MA

Deixe uma resposta