Férias no Maranhão: veja quatro dicas de passeio para curtir os dias de folga

G1 reúne locais em várias regiões que atraem pela história, arquitetura e natureza.

Dezembro é o mês em que muita gente fica na expectativa pelas festas de fim de ano e, também, se prepara para janeiro, mês de férias. Uma pedida para esse período são os atrativos naturais e turísticos que existem no Maranhão, que vão desde praias até as cachoeiras, passando por rios e conjunto arquitetônico.

Localizada no sul do Maranhão, a Chapada das Mesas é um polo turístico formado por balneários e cachoeiras, que atraem turistas de dentro e fora do Brasil. Pelo menos três atrativos são considerados fantásticos: O Encanto Azul, Poço Azul e Cachoeira do Santuário.

Praias de São Luís reúnem turistas e são atrativos para as férias — Foto: Reprodução/TV Mirante

Que tal aproveitar as férias, prepara as malas e curtir o Maranhão? Veja algumas dicas de passeios.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz. Criado em 2005, é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Além das cachoeiras, formações rochosas, cânions e cavernas também são atrativos

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos principais cartões-postais do estado. Criado em 1981, o parque tem uma área total de 156,5 mil hectares e faz parte da Rota das Emoções. As dunas são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem que se modifica com frequência.

Com lagoas e trilhas no roteiro, a cidade de Barreirinhas – distante 250 km de São Luís – é a principal porta de entrada dos Lençóis Maranhenses e conta com estrutura para receber o visitante.

dessa parte do Maranhão.

Após o período de chuva no litoral maranhense, que chega a ter quatro meses de chuvas intensas, as lagoas e rios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão com o nível de água máximo, o que proporciona ao visitante a oportunidade de conhecer as lagoas multicoloridas cercadas por dunas.

Atins, na região dos Lençóis Maranhenses, reúne lagoas e atrai praticantes de esportes radicais. — Foto: Reprodução/TV Mirante

A vila fica no entorno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e é bastante rústica. Entretanto, tem ganhado cada vez mais visitantes, principalmente dos praticantes de esportes radicais aquáticos.

As lagoas de atins são um atrativo à parte. Uma opção interessante de passeio é a Lagoa da Capivara, considerada a maior e mais bonita da região.

A capital maranhense também é uma opção para as férias, com toda sua versatilidade, que engloba passado e presente. O Centro Histórico da ilha, tido desde 1997 como Patrimônio Histórico e Cultural a Humanidade pela Unesco, leva o visitante a voltar no tempo.

Os casarões coloniais, ruas de paralelepípedos e calçadas de cantaria chamam a atenção de turistas. Além disso, museus de vários estilos contam a história da cidade por meio de várias perspectivas.

Atins

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas  — Foto: Celso Tavares/G1

Chapada das Mesas

Encanto Azul é uma das belas surpresas da Chapada das Mesas — Foto: Globo Repórter

Deixe um comentário