Estudos do Imesc darão suporte a projetos da agricultura familiar
Secretário Adelmo Soares reunido com presidente do Imesc, Felipe de Holanda e gestores dos dois órgãos.
Com o objetivo de fomentar as políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, o Governo do Estado, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imec) recebeu, na quinta-feira (30), o secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares e sua equipe técnica, para discutir projetos que articulem o desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão.
O diálogo entre o Imesc e a SAF visa o fortalecimento das cadeias produtivas. Com a qualificação de indicadores, o Imesc vai prestar auxílio em projetos da área agrícola, e vai trabalhar na criação de um banco de dados completo referente às cadeias produtivas a serem desenvolvidas no Estado.
Os indicadores fornecidos pelo Imesc serão base para pensar estrategicamente o desenvolvimento do estado, com o uso de dados georreferenciados distribuídos em mapas. Os indicadores apontam informações de demografia, ocupação, escolaridade, aspectos da saúde e educação, perfil ambiental, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), entre outros.
Para o presidente do IMESC, Felipe de Holanda, os dados ajudarão a retratar a realidade do estado. “A partir dessas informações iremos aprofundar as discussões sobre o desenvolvimento das cadeias produtivas por regiões, conforme orienta o governador Flávio Dino”. O Imesc também dará apoio à apresentação de um relatório geral do setor para o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU).
Para o secretário Adelmo Soares, a parceria com o Imesc é fundamental para a ampliação do debate dos eixos de desenvolvimento do Maranhão que passam pela agricultura familiar. “O Maranhão é um estado extremamente rural e é a partir do campo que vamos começar a mudança”, completou o secretário.