Estudantes visitam estações de tratamento de água e esgoto do SAAE Caxias

Aliar teoria à prática no processo educacional mostra novos horizontes para as mais diferentes gerações. O SAAE Caxias atua nesse processo acolhendo, em suas unidades operacionais, estudantes e profissionais para visitas técnicas.

Acadêmicos do 8º e 9º períodos de engenharia civil do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema) acompanharam de perto, nos dias 21 e 22 de outubro, o tratamento de água e esgoto realizado nas estações do SAAE localizadas no bairro Volta Redonda.

Para a professora de Saneamento I e II do UniFacema, Wdielle Carvalho, que acompanhou os acadêmicos, é importante que os alunos vejam como acontece o processo de tratamento, tanto de água quanto de esgoto, da nossa cidade. “Quando eles chegam na sala de aula descobrem a teoria, como é feito o dimensionamento das estações de tratamento de água e esgoto, mas é preciso entender, na prática, como isso acontece, mostrando pra eles esse outro lado da vida da engenharia. Retornando à sala de aula, eles irão comparar o que eles estudaram com aquilo que foi posto em prática de verdade, ver as diferenças e as inovações, realizando estudos e um relatório técnico”, explica.

“O que mais me chamou a atenção na visita técnica foi ver na prática o que a gente estuda na sala de aula. Fica bem mais fácil o entendimento. Agora sim a nossa turma compreendeu de fato o processo de tratamento de água. E eu percebi aqui na estação a rigorosidade e o cuidado em cada processo de manutenção, de troca e análise. Isso também me chamou a atenção, saber que tudo é feito da forma mais detalhada possível para que, no fim, a água que chega à nossa casa seja de qualidade”, afirmou a acadêmica do 8º período de engenharia civil do UniFacema, Gerlane Félix.

Para Jonas Oliveira, acadêmico do 9º período de engenharia civil da UniFacema, foi muito proveitosa a visita técnica. “A gente fica na sala de aula e vê todos os conceitos teóricos. Ter o contato com a prática é muito importante, nos aproxima do dia a dia da profissão. E levo pra sala de aula todo o processo de tratamento do esgoto que eu visualizei aqui”, elogiou.

De acordo com o coordenador de produção e qualidade do SAAE Caxias, Edson Mauro, as visitas técnicas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho nas estações. A gente esclarece e orienta sobre os processos de tratamento de água e esgoto e os cuidados com o meio ambiente, além de apresentar os canais de comunicação com o SAAE. Assim, eles saem daqui mais conscientes e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem”, explica.

Deixe uma resposta