Entrega da reforma da Praça do Pantheon marca revitalização do cartão postal caxiense
Uma história que teve início quando Caxias ainda era vila, hoje se imortaliza por meio de mais uma obra entregue pelo prefeito Leo Coutinho. A inauguração da reforma da Praça Dias Carneiro, ou Praça do Pantheon como é conhecida, aconteceu nesta quinta-feira (27) e contou com a presença do vice-prefeito Zé Martins, dos secretários municipais, vereadores, demais autoridades locais, bem como da população caxiense.
A praça foi totalmente revitalizada, com trabalho paisagístico, sistema de irrigação, reparos nas grades, novo piso, recuperação dos bustos dos expoentes da literatura caxiense e nova iluminação, além de postes no estilo colonial. A entrega da Pantheon também marcou a reinauguração da fonte que existe no local, com espelho d’água e iluminação.
Nelson Monteiro de Sousa, mandatário da União Artística Operária Caxiense, conhece a praça desde a sua fundação. Segundo ele, a revitalização do logradouro público representa um resgate histórico. “A história desse espaço é inesquecível. Hoje estou vivendo a mesma emoção que vivi há mais de 40 anos, quando ela foi inaugurada. Parabenizo o prefeito pela ideia de recuperar a infraestrutura dessa praça, e ao mesmo tempo de modernizá-la, por representar tanto para nós caxienses e visitantes”.
Para a professora Mercilene Torres, historiadora e diretora do Memorial da Balaiada, “é singular ver a praça reinaugurada, no momento em que a cidade revitaliza as suas praças e os caxienses começam a ter consciência de cuidar do patrimônio histórico material. Localizada no coração da cidade, a Praça Dias Carneiro se torna mais importante ainda por lembrar o pantheon literário caxiense, os escritores Dias Carneiro, Gonçalves Dias, Vespasiano Ramos e Coelho Neto, uma história que não pode deixar de existir”.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Leo Coutinho assumiu o compromisso de revitalizar mais praças até o final de seu mandato. “Há pouco tempo inauguramos a reforma da Praça dos Três Corações, e agora entregamos essa nova Pantheon, a volta de um cartão postal da cidade, que já deu e vai continuar a dar muito orgulho aos caxienses. Sabemos que o caxiense é um povo que tem orgulho de sua cidade. Por isso, pretendemos, agora com o apoio do Governo do Estado, investir ainda mais no urbanismo municipal”.