Em um ano, governo Flávio aumentou efetivo de policiais e reestruturou Segurança

Um problema agravado ao longo dos anos no Maranhão e que vem sendo combatido com as ações do governo Flávio Dino (PCdoB) é a questão do baixo efetivo de policiais militares no Maranhão, que era o menor das unidades federativas em comparação ao número de habitantes. Em um ano da nova gestão, segundo dados da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom),  foram incorporados 1.500 policiais – militares e civis – ao quadro atual, com início das atividades neste mês de dezembro e em janeiro.
No sistema penitenciário também houve avanços substanciais revertendo o quadro caótico dos anos anteriores. Com o processo de reestruturação, ações de ressocialização e maior controle e ordem no sistema carcerário, houve redução de 76,5% dos homicídios nos presídios e redução de 74% das fugas. Em 2015, foram registradas quatro mortes e 24 fugas, enquanto em 2014 foram 17 mortes e 92 fuga
Pela primeira vez em cinco anos, houve redução de homicídios na Grande São Luís. Os dados da Secretaria de Segurança Pública mostram uma redução de 12% dos homicídios de janeiro a novembro de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, superando a meta estipulada pelo Ministério da Justiça, de 5%..
Segundo o governo Flávio Dino, a incorporação dos novos policiais integra o plano de recomposição do efetivo no Sistema de Segurança Pública. A meta é dobrar o quadro de policiais militares e civis até 2018. Além disso, o Estado está reaparelhando as forças policiais, com a compra de mais 150 viaturas, 100 motocicletas e a nova rede de comunicação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário