Eleição em São Luís terá três votos na urna: vereador, prefeito e sobre o passe livre estudantil

Em 2024, além dos habituais votos para legislativo e executivo municipal, eleitor participará de plesbicito para decidir sobre gratuidade, ou não, aos estudantes, no transporte público da capital.

As eleições de 2024, em São Luís, terão um momento a mais na urna. Além de votar para vereador (a) e prefeito (a), os eleitores terão que decidir se os estudantes podem ter direito, ou não, a gratuidade no transporte público da capital.

O plesbicito sobre o tema foi aprovado, por unanimidade, em sessão plenária na tarde desta segunda-feira (8), após um pedido feito pela Câmara Municipal de São Luís.

O plesbicito será realizado apenas durante o primeiro turno das eleições e pode trazer mais novos custos ao transporte público. Por outro lado, pode garantir gratuidade nos ônibus para estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários.

O passe livre estudantil já é realidade em algumas cidades brasileiras.Caso a população ludovicense decida, em sua maioria, pelo passe livre estudantil, o assunto sobre a regulamentação voltará a ser debatido na Câmara Municipal pelos parlamentares eleitos para a próxima legislatura, que se iniciará em 2025.

Deixe uma resposta