Covid-19: pacientes transferidos de Manaus devem chegar em São Luís na tarde desta sexta-feira (15)

Hospital Universitário da UFMA disponibilizou 40 leitos para pacientes do Amazonas, após o sistema de saúde do estado entrar em colapso pela falta de oxigênio.

Pacientes são levados de Manaus para outros estados

Transferidos de Manaus, 40 pacientes devem chegar em São Luís para receber atendimento médico na tarde desta sexta-feira (15), após o sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso pela falta de oxigênio nas unidades. Hospital Universitário da UFMA, responsável pela disponibilização dos leitos, confirmou ao G1 a previsão de chegada dos pacientes para esta tarde.

Além do Maranhão, outros estados estão recebendo pacientes de Manaus, como Goiás, Piauí, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. Até a tarde dessa quinta (14), 235 pacientes já haviam sido transferidos, mas nenhum para o Maranhão.

O governo do Amazonas diz ter feito um estudo dos estados para que as transferências não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais. Atualmente, a ocupação dos leitos da rede pública estadual na Grande São Luís já se aproximam dos 70%.

O Coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde, afirmou que são transportados pacientes com estado de saúde considerado em fase moderada da doença.

“São pacientes que ainda continuam dependentes do oxigênio, mas eles têm toda a segurança plena para serem aerotransportados”, disse.

O transporte dos pacientes com Covid-19 de Manaus está sendo feita por meio de uma rede de apoio coordenada pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aproximadamente 150 leitos estão distribuídos em nove hospitais universitários federais para receber pacientes de Manaus a fim de ajudar o Estado do Amazonas.

Por G1 MA

Deixe um comentário