Coringa 2.0! Andreas Pereira encontra equilíbrio e assume posto em meio-campo do Flamengo
Com características distintas, belga demonstra versatilidade tão marcante em passagem de Gerson e já passou por três funções do setor em cinco partidas. Atuação contra o Barcelona é muito elogiada
Atenção! De cara, é preciso pontuar: este não é um texto para comparar Andreas Pereira e Gerson. A menção do Coringa se dá pela versatilidade que o belga tem demonstrado em um início de passagem animador com a camisa do Flamengo. Segundo volante por opção e meia quando necessário, o camisa 18 precisou de apenas cinco partidas para deixar claro o quanto será útil para o time de Renato Gaúcho.
Nas graças de torcida que esteve no Maracanã na última quarta-feira, Andreas fez contra o Barcelona de Guayaquil sua melhor atuação com a camisa rubro-negra e apresentou ao torcedor seu pacote completo. Foi importante na saída de bola, demonstrou capacidade de marcação e ainda teve tempo para matar a curiosidade de quem queria vê-lo como meia mais avançado.
Números de Andreas pelo Flamengo
- 5 jogos (4 como titular)
- 347 minutos
- 5 finalizações (3 no gol e 1 na trave)
- 1 gol
- 5 passes decisivos
- 2 grandes chances criadas
- 10/12 dribles certos
- 29 bolas recuperadas (5.8 por jogo)
- 7 desarmes
*Fonte: SofaScore
Flamengo x Barcelona: torcida deve vibrar com resultado, Renato precisa focar nos ajustes
Os números ajudam a desmistificar uma fragilidade defensiva nas ações do meio-campista que larga na frente na disputa em alto nível com Thiago Maia e Diego pela vaga ao lado de Willian Arão. E a escolha de Renato se dá justamente por considerá-lo com maior capacidade de oferecer equilíbrio entre as ações ofensivas e defensivas.
Com três desarmes e uma interceptação no campo ofensivo, o belga ajudou na recuperação rápida da posse de bola e teve quase todas suas ações com a bola no pé no campo de ataque. De acordo com números do site SofaScore, Andreas executou 34 dos 39 passes da partida a partir do meio de campo, acertou cinco das seis tentativas de bolas longas e teve 100% de aproveitamento nos chamados “passes tensos” (sob pressão).
Estatísticas que confirmam o que foi perceptível com um Andreas participativo e à vontade durante o jogo. Destaque como segundo volante, o belga desempenhou papel diferente nos últimos 20 minutos em campo, quando, alinhado com Thiago Maia, foi o vértice da direita no losango desenhado por Renato.
Andreas aperta marcação para fazer desarme em vitória do Flamengo sobre o Barcelona — Foto: André Mourão / Foto FC
Com Willian Arão fixo na cabeça de área, Andreas e Maia abriram um em cada lado, com Everton Ribeiro de meia. O rendimento da equipe não foi o esperado, mas ainda assim o camisa 18 se manteve participativo, descolou um bom passe para Isla e esticou demais a bola ao tentar achar Gabigol em outra jogada.
Andreas contra o Barcelona
- 3 finalizações
- 5/6 bolas longas
- 6/6 passes sob pressão
- 34/39 passes no campo de ataque
- 3 desarmes
- 3 faltas cometidas
* Fonte: SofaScore
Por Cahê Mota