Construção do Hospital do Câncer de Caxias está a todo vapor
As obras de construção do Hospital do Câncer em Caxias seguem a todo vapor. Funcionando em anexo ao Hospital Geral do Município, a obra da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon – tem previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2014.
A Unacon faz parte de uma estratégia conjunta entre o Estado, os municípios da macrorregião de Caxias e o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer – INCA, com o objetivo de promover o acesso dos pacientes oncologicos a um serviço de saúde de qualidade na própria região e reduzir o risco de morte e minimizar as consequências do câncer na população maranhense, especificamente a dos caxienses.
Suspensão de atendimento a pacientes do MA em Teresina
Desde o início do ano os Hospitais Públicos de Teresina deixaram de receber pacientes oncológicos vindos do Estado do Maranhão, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão acontece devido ao aumento da demanda de pacientes maranhenses, em contraposição do repasse feito pelo Governo do Estado do Maranhão a Prefeitura de Teresina, que permanecia com o mesmo valor desde 2010.
Entre as cidades maranhenses mais prejudicadas com essa suspensão destacam-se Caxias, macrorregião composta por 7 municípios, e de Timon, macrorregião composta por 4 municípios, que fazem fronteiras com a vizinha capital piauiense.
Em vista dessa situação, o secretário de Saúde de Caxias, Vinícius Araújo, esteve em reunião na terça-feira (7), com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, na tentativa de resolver o impasse. “Reunião proveitosa. O secretário entendeu a pactuação interestadual e se prontificou, após o levantamento de pacientes com quimioterapia, radioterapia, ormonoterapia, cirurgias oncologias, além dos que estão em fila de espera, buscarmos junto ao Ministério da Saúde o repasse mensal para as despesas com a demanda”, explica o secretário municipal.
Ainda conforme o secretário municipal, até a construção da Unacon em Caxias, o município não conta com nenhum repasse local para tratamento de pacientes com câncer. “Enquanto secretário de Saúde quero deixar claro que, desde 2004, até o momento nenhum recurso é alocado em Caxias para atendimento de pacientes oncológicos, mas que nem por isso estamos de braços cruzados para problemática que se encontram nossos usuários”, destaca.