Chuva arrasta carros e deixa áreas ilhadas; não há registro de morte

O Corpo de Bombeiros garantiu que não há registro de mortes durante a chuva que caiu na tarde desta terça-feira (21) em Teresina.

A confusão de óbito se deve a informação do próprio Bombeiro, já que a Relações Públicas da instituição, inicialmente, confirmou a morte de uma mulher.

O capitão Antônio Floriano, do Corpo de Bombeiros, garantiu ao Cidadeverde.com que somente o veículo – Renault Kwid – foi localizado na rua Miosotis, na zona Leste de Teresina, próximo ao shopping Riverside. 

“Temos informações que o veículo foi arrastado até a rua Miosotis. O local tem um córrego, matagal e dificultou o resgate. O carro estava fechado e não tinha ninguém, possivelmente estava estacionado e a chuva arrastou”, disse o capitão Floriano.  

O Cidadeverde.com apurou que o veículo estava estacionado na rua das Orquídeas, no bairro de Fátima, percorreu quase dois quarteirões, levado pela força da correnteza, seguindo na rua Area Leão até a Miosotis. O veículo é de propriedade da distribuidora Ambev.   

Carros arrastados com motoristas

A major Elisabeth Aguiar, dos Bombeiros, informou que por volta das 19h20 cerca de 13 ocorrências foram atendidas e tinha mais em andamento. Um total de nove pedidos de socorro relacionados a carros arrastados com motoristas dentro dos veículos.

“Tivemos várias chamadas de carros arrastados com pessoas dentro dos veículos e de invasão de água em residências com idosos e crianças”, disse a major.

Ela informou ainda que equipe dos Bombeiros estava em deslocamento para atender o veículo encontrado na rua Miosotis, mas se deparou com mais duas ocorrências de motoristas pedindo ajuda.

“Felizmente não tinha ninguém no veículo e priorizamos os ocorrências com risco de morte”. 

Áreas ilhadas

A intensa chuva que caiu sobre Teresina também deixou motoristas ilhados na zona Leste.

Vídeos flagraram o momento em que dois veículos são levados pela correnteza. O flagra foi feito na Rua Orquídeas, no bairro Jóquei.  As imagens também mostram a força da enxurrada na Rua Thomaz Tajra, que chega a impressionar o autor do vídeo.

Em outro vídeo um homem relata que está ilhado na Avenida Presidente Kennedy. As imagens foram gravadas por volta 16h15 e mostram a via totalmente alagada. Um carro é quase levado pela água.

“Tive que jogar o carro na calçada. Isso virou um mar. Loucura aqui e água já está entrando, invadindo a calçada”, conta. 

Na Rua João Elias Tajra, tradicional ponto de alagamento em Teresina, um morador usou o humor e resolveu testar uma moto aquática no trecho alagado. “Pra rua mesmo aqui não serve não”, disse.

O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, confirmou Cidadeverde.com que a chuva durou mais de uma hora e meia e por isso causou transtornos.

“É muita chuva para um espaço sem drenagem”, disse.

Ele informa que, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na zona Leste choveu 41milímetros. No Centro, 45mm e na zona Sudeste 25mm.


Izabella Pimentel e Yala Sena
redacao@cidadeverde.com

Deixe uma resposta