Caso Maternidade Carmosina Coutinho

Nesta segunda(27), Caxias foi notícia no país todo. O programa Repórter Record Investigação, tratou sobre as mortes de recém-nascidos na Maternidade Carmosina Coutinho.
Durante todo o programa, foi tratado o excesso de mortes e erros médicos cometidos dentro da maternidade. Segundo a reportagem, foram mais de 200 crianças mortas em 2014 e a maioria dos casos foi por negligência médica. Foi tratado também o caso de crianças pré-maturas que acabaram ficando cegas, nesse caso, constatado que realmente houve negligência médica. O que inclusive deve ser investigado e punido, já que o próprio médico informou que realmente estava errado.
Não sou do tipo de blogueiro que faz sensacionalismo em cima da desgraça alheia. Estou aqui para informar e repassar as informações como elas realmente ocorreram, de forma simples e que os meus leitores entendam. Não compactuo com esse ódio político que vem se propagando. As mortes são acontecimentos tristes e o sofrimento das famílias deve se respeitado. Procurei respostas, para justamente, saber se alguma atitude está sendo tomada, então, agora, coloco aqui as respostas enviadas a mim pelos responsáveis. Gostaria que todos dessem uma lida e que usassem toda essa revolta que toma conta das redes sociais, para começar a cobrar de verdade. E não digo um cobrar com intenções políticas, digo para acompanhar de perto a política da sua cidade e procurar ser mais ativo, nessas questões. Tratar assunto sério, como jogo de política, para ficar atacando quem quer que seja, é feio e desrespeita quem realmente se importa com a situação. Digo isso para todos que estão fazendo joguinho onde um assunto sério está sendo tratado.
 Seguem os dados repassados:
 Dados oficiais que estão cadastrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informação dos Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde sobre a Maternidade Carmosina Coutinho.
Total de partos da maternidade em 2014: 3.422
Desse número, 2.541 foram de mães de Caxias que deram à luz. 881foram de gestantes de outros municípios.
Mortes neonatais
Em 2014, foram 114 no total. Sendo 35 de bebês de Caxias e 79 de outros municípios.
Desses 79 de outros municípios, 40 não nasceram na maternidade, mas foram levados pra lá. Os outros 39 nasceram lá.
Mortes fetais
Fora as mortes neonatais, também aconteceram mortes fetais, bebês que já chegam mortos na barriga da mãe. Foram 66.
 Ministério da Saúde
Soma total de mortes: 180. Diferente das 191 divulgados pela Record. Mas, especificamente para o Ministério da Saúde, o número que mais interessa é o de mortes neonatais, porque são as que podem ser evitadas.
 O que está sendo feito
O quadro de profissionais da Carmosina foi ampliado desde janeiro deste ano. Foram contratados dois plantonistas obstetras 24h; dois plantonistas neonatologistas 24h; dois fisioterapeutas; onze enfermeiros; e três assistentes sociais. Todos os profissionais passaram por capacitação para melhorar o atendimento, como reanimação neonatal e melhoria na atenção materna neonatal.
 Nota do blogueiro: Agora, é esperar que as atitudes sejam tomadas e o atendimento melhore e esse tipo de situação acabe. 
fonte: BLOG DO CAIO

Deixe uma resposta