Após indiano ser internado, mais dois tripulantes de navio testam positivo para Covid-19 no MA, diz SES

Por meio de nota a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou ainda que os dois tripulantes que foram diagnosticados com a doença foram levados para uma unidade de saúde para serem acompanhados.

Após um indiano de 54 anos ser internado em um hospital particular em São Luís após testar positivo para o novo coronavírus (Covid-19), mais dois tripulantes que estavam no navio “MV SHANDONG DA ZHI” também foram diagnosticados com a doença e precisaram ser encaminhados para uma unidade hospitalar na capital, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Por meio de nota, a SES disse que uma “equipe técnica inspecionou o navio para avaliação clínica dos tripulantes, coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos”. A tripulação está cumprindo quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação e o navio está em alto mar.

De acordo com a Secretaria, foram coletadas 23 amostras, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, no Pará, onde será realizado o sequenciamento genômico.

De acordo com a SES, em relação aos dois tripulantes que foram diagnosticados com a doença, eles foram levados para uma unidade de saúde para serem acompanhados. Segundo levantamento, os 24 tripulantes embarcaram no navio na Cidade de Cabo, na África do Sul.

Leia a íntegra da nota:
“A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, neste domingo (16), uma equipe técnica inspecionou o navio “MV SHANDONG DA ZHI” para avaliação clínica dos tripulantes, coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos. Toda tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. O navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís. Durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico. Sobre os dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a proceder com a transferência destes para unidade de saúde para acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública. O primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada. Segundo levantamento, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade de Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal”.

Entenda o caso

Em nota divulgada na noite de sábado (15), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que um homem de nacionalidade indiana, de 54 anos, foi internado em um hospital da rede privada de São Luís com sintomas do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a SES, o fato foi informado pela Agência Nacinal de Vigilância Sanitária (Anvisa). O paciente é um dos tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI”. Ele começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio e teve febre.

Por conta do quadro, o indiano foi encaminhado em um helicóptero para um hospital da rede privada na última sexta-feira (13), por determinação da equipe médica que o assistia.

Por G1 MA 

Deixe uma resposta