Anvisa nega importação da Sputnik; análise aponta falta de dados e risco de doenças por falha em fabricação

Relator Alex Machado Campos classificou a situação atual da vacina como um “mar de incertezas” e diz que dados apurados apontam um cenário de riscos “impressionante”.

Além dos milhões que gastou com a compra dos respiradores que nunca chegaram ao Maranhão, o governador Flávio Dino vai acordar com outro problema no combate ao novo coronavírus. Trata-se da contratação de 4,582 milhões de vacinas da Sputnik V da Rússia, já oficialmente assinada. Ocorre que o imunizante não foi autorizado pela Anvisa e o STF confirmou a proibição da vacina para todo o território nacional.

Os diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) negaram hoje o pedido de importação da Sputnik V para 14 estados do Brasil, dentre eles o Maranhão. Eles argumentaram a falta de dados fundamentais da vacina no aspecto da segurança e tecnologia do imunizante.“Se não há a apresentação do relatório técnico […] a pergunta que eu faço é como deve se comportar o agente regulador numa situação dessa? […] Todas essas inconsistências e incertezas refletem nos dados de segurança e eficácia da vacina […] A discussão começa com um pedido de importação, mas nela não se resume, estamos tratando da segurança das pessoas”, afirmou o relator.

Direto da Redação…

Deixe uma resposta