Acidente com ônibus deixa ao menos 15 mortos em estrada de Paraty (RJ)
Um acidente com um ônibus em uma estrada do município de Paraty (RJ) deixou ao menos 15 mortos no início da tarde deste domingo (6). O número foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações da prefeitura, 66 pessoas ficaram feridas, sendo cinco em estado grave.
Seis pessoas feridas estão no hospital municipal São Pedro de Alcântara, em Paraty; 25 foram transferidas para o hospital de Praia Brava, em Angra dos Reis (RJ), mas 24 já tiveram alta; 12 foram para o Hospital Geral da Japuíba, em Angra; três para São Gonçalo (RJ); três para Caraguatatuba (SP) e oito para Ubatuba (SP).
Editoria de Arte/Folhapress
De acordo com um funcionário da Defesa Civil de Paraty, o ônibus da viação Colitur seguia do centro de Paraty para Trindade, bairro a 32 km de distância.
No trajeto pela Estrada de Trindade -uma via pública municipal- existe um trecho conhecido como Morro Deus Me Livre, assim chamado por ser uma estrada sinuosa e ladeada por abismos. Pousadas e hotéis da região alertam para o perigo de trafegar pela estrada.
Quase no trecho final deste trecho, a aproximadamente três quilômetros de Trindade, o ônibus tombou no acostamento. A maioria dos passageiros era turistas. Fotos e vídeos publicados na internet mostram que grande parte dos passageiros era jovem.
O técnico em enfermagem Guilherme Ratzke, 44, que também é funcionário da prefeitura de Paraty, informou que as vítimas chegaram ao hospital com poli traumas. “Temos 40 leitos no hospital. Não tínhamos espaço para todas as vítimas. Hoje, isso virou um hospital de campanha”, conta.
Ratzke disse à Folha que as vítimas relataram que o ônibus estava lotado e que o veículo teria perdido o freio.
O prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, disse à GloboNews que estão sendo apuradas as causas do acidente e a expectativa era remover o ônibus da pista e liberá-la ainda neste domingo (6).
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Paraty e de cidades vizinhas como Angra dos Reis foram mobilizadas na operação de resgate.
Os feridos foram levados para o hospital municipal São Pedro Alcântara, cujo setor de emergência acabou tomado pelas vítimas do acidente. Em uma rede social, a Prefeitura de Paraty informou que ao menos 15 feridos eram atendidos no hospital da cidade. Além disso, vítimas foram levadas para hospitais em Angra dos Reis e Ubatuba.
Por volta das 17h, os corpos das vítimas que morreram no local do acidente permaneciam no trecho da estrada à esperada da chegada a perícia.
Em nota, a empresa dona do ônibus diz lamentar o acidente e que irá investigar suas causas. “A Colitur lamenta profundamente o ocorrido e informa que está apurando as causas do acidente e prestando todos os esclarecimentos às autoridades. Informa também que está prestando todo o apoio às vítimas e aos familiares das vítimas fatais”.
RECLAMAÇÕES
Moradores da cidade de Paraty criaram em 2013 uma página no Facebook para reclamar, segundo eles, da falta de manutenção com os ônibus da viação, que faz a ligação do centro de Paraty com o bairro de Trindade. Em sites de defesa do direito do consumidor também são constantes as reclamações contra a empresa.
Nos últimos quatro anos, veículos da empresa se envolveram em pelo menos três acidentes que deixaram feridos ou mortos. Em 2011, a batida entre dois ônibus da Colitur deixou 80 feridos sem gravidade. Os dois ônibus estavam em uma estrada no município de Lídice (RJ). Já em 2014, mais três pessoas se feriram depois que um ônibus da empresa perdeu o controle e caiu em uma valeta, em uma estrada de Paraty.
Reprodução | ||
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/