Caxias: emancipação e adesão

Neste Primeiro de Agosto, Caxias comemora 192 anos de adesão à Independência do Brasil. É feriado municipal. A TV Sinal Verde vai exibir dez horas de programação especial, voltada a esse importante evento da História do Brasil. Ao mesmo tempo estaremos celebrando, também, o aniversário da cidade, cuja data é 5 de julho.
Matérias especiais, transmissões de externa ao vivo, entrevistas de estúdio, esportes, religiosidade, apresentações artísticas e culturais… Tudo para enfatizar e esclarecer a riquíssima história de uma das mais belas, importantes e influentes cidades do Maranhão.
Em face do feriado municipal, muitos pensem ser Primeiro de Agosto o aniversário da cidade. Mas não é, não. A data de emancipação de Caxias, quando a vila passou à cidade, é dia 5 de julho. Foi em 1836. A data de emancipação de Caxias não é feriado. Deixou-se para celebrar Primeiro de Agosto, que diz respeito à Adesão de Caxias à Independência do Brasil. Foi em 1823. A Independência do Brasil foi proclamada um ano antes; em 7 de setembro de 1822. O Maranhão só aderiu em 28 de julho de 1823. Caxias foi, portanto, uma das últimas cidades a aderir à Independência do Brasil; 1º de agosto de 1823.
Quem melhor explica o verdadeiro significado da data de hoje na história de Caxias é o jornalista e historiador Milson Coutinho, membro da Academia Caxiense de Letras (ACL). Em seu livro “Caxias das Aldeias Altas”, Coutinho, que é também desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Maranhão, explica que “a população burguesa acotovelava-se no Morro das Tabocas, promiscuamente, com os militares adeptos à Coroa Portuguesa”.
Em outro trecho da mesma obra, Milson Coutinho nos ensina que, mesmo nesta data de 1º de Agosto, há controvérsias.  “O que é historicamente correto, é que Caxias aderiu ao governo de Dom Pedro a 7 de agosto de 1823; e não  a 1º de agosto, como comumente se pensa”.
Ainda de acordo com “Caxias das Aldeias Altas”, 1º de agosto ocorreu a entrada da tropa expedicionária (comandada pelo cearense José Pereira Filgueiras). “Em 6 de agosto deu-se à eleição da nova câmara, que lavrou o auto e o jurou em nome do povo”.
Quem tiver oportunidade de acompanhar a nossa programação deste  1º de Agosto não perde por esperar. Vai valer a pena. Nossos repórteres, apresentadores, editores e produtores se engajaram na tarefa de produzir um trabalho de alto nível. Estou orgulhoso de conviver com essa equipe de profissionais compromissados com o bom jornalismo, e de poder trabalhar numa empresa séria que respeita, acredita e investe em seus colaboradores, dando-nos as melhores condições possíveis para exercermos um trabalho de maneira digna e de qualidade.
Parabéns Caxias, Princesa do Sertão! 

 Por ricardo

Deixe um comentário