A Região Nordeste possui uma área de 1.554.291.607 km², o equivalente a18,27% do território brasileiro. Possuía grande extensão de Mata Atlântica, foi a primeira a ser explorada economicamente pelo colonizador português, que plantava além de outras culturas, a cana de açúcar e o cacau, o que contribuiu para o desmatamento da região.
A Região Nordeste é formada por 9 estados litorâneos, incluindo a Reserva Biológica do Atol das Rocas, que pertence ao estado do Rio Grande do Norte, e o arquipélago de Fernando de Noronha, paraíso ecológico e turístico que pertence ao estado de Pernambuco. Possui a maior costa litorânea do país. A cidade de Teresina, capital do Piauí, é a única capital da região que não está situada no litoral.
As cidades históricas da região nordeste, com seus monumentos e edifícios que remontam da época colonial, favorecem o turismo. São Luis é a única cidade brasileira fundada pelos franceses, foi dominada pelos holandeses, mas tem prédios com características portuguesa. João Pessoa foi considerada a segunda cidade mais arborizada do mundo. Recife guarda particularidades por ter sido a sede do governo holandês no Brasil, e da colonização portuguesa. Salvador, com suas construções coloniais, é destacada como o centro da cultura africana no Brasil.
O nordeste se destaca também pelo rico artesanato, pelas festas folclóricas, pela comida típica etc.
A Região Nordeste foi demarcada em quatro sub-regiões, observando-se aspectos característicos de cada área: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio Norte.