Nobel de Física premia dupla que comprovou massa dos neutrinos
O japonês Takaaki Kajita e o canadense Arthur B. McDonald receberam o reconhecimento pela descoberta das oscilações do neutrinos, partículas elementares da matéria, o que demonstra que têm massa. O conhecimento é crucial para a compreensão do universo.
O Nobel de Física de 2015 premiou nesta terça-feira (6) dois pesquisadores que descobriram que os neutrinos, partículas elementares da matéria, têm oscilações, o que demonstra que eles têm massa. O japonês Takaaki Kajita e o canadense Arthur B. McDonald receberam o reconhecimento por suas contribuições sobre a maneira como a matéria se comporta, “descoberta que pode se provar crucial para nossa visão do universo”, informou a Academia Real Sueca de Ciências em nota, ao anunciar os vencedores do prêmio de 8 milhões de coroas suecas (equivalente a 962.000 dólares).
De acordo com o comitê que concede o prêmio, os dois pesquisadores trabalharam em experimentos importantes com essas partículas subatômicas (como o elétron e o próton), sem carga elétrica (como o nêutron) e, por isso, muito difícieis de capturar.
Revista Veja