Tema da redação do Enem divide opinião de estudantes do Maranhão

Tema da redação fala sobre a violência contra a mulher no Brasil.
Neste domingo, estudantes resolveram provas de português e matemática.

Os primeiros estudantes começaram a sair do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) às 15h deste domingo (25) em todo o Maranhão. A prova foi mais longa e cansativa do que a do dia anterior. Os estudantes responderam questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.

O tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e dividiu a opinião dos concorrentes.

Para Bruno Rego, de 19 anos, o tema pegou muita gente de surpresa. “Tudo mundo esperava que fosse alguma coisa falando de água ou o que está acontecendo na atualidade. Aí falaram de mulheres. Mas, não foi um assunto assim tão difícil. Deu para tirar”, contou Bruno.

Ane Caroline Gonçalves Almeida, que está prestando o Enem pela terceira vez, a prova deste ano estava mais fácil. “Os textos estavam menores este ano. Eu tenho mais facilidade com português, estava bem fácil”, disse. Sobre o tema da redação, ela achou tranquilo. “Sempre sai no jornal matérias falando disso. Tava bem fácil”, comemorou Ane.

O estudante Ismael Hipólito Dias da Costa, de 18 anos, não gostou do tema. Para ele, o assunto não exigia nenhum conhecimento da realidade. “É uma redação totalmente tendenciosa, não trazia nenhum conhecimento histórico, não trazia um conhecimento da realidade do nosso país. Talvez esse seja o verdadeiro problema do nosso país: muitas pessoas que tem opinião sobre tudo, mas que não enxergam a realidade”, disse (veja no vídeo abaixo).

FOTOS: Veja o segundo dia do Enem 2015 no Maranhão em imagens
Assim que os portões fecharam em todo o Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou o tema da redação na internet e também causou polêmica nas redes sociais.

Primeiro dia
Segundo o Ministério da Educação (MEC), no primeiro dia de provas, a abstenção em todo o país ficou em 25,31%, considerado pelo ministério um índice mais baixo comparado à edição de 2014. O MEC não divulgou dados regionais.
No primeiro dia de provas, não houve registro de incidentes graves no Maranhão. Os primeiros estudantes começaram a deixar os locais da prova às 14h30

Deixe um comentário