Quatro mortos no Afeganistão após terremoto
CABUL – Um forte terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter atingiu o nordeste do Afeganistão, provocando mais de dois minutos seguidos de tremores que foram sentidos no Paquistão e no Norte da Índia, informou o Seviço Geológico dos Estados Unidos. Segundo a polícia e autoridades de saúde do Afeganistão, ao menos quatro pessoas morreram. Não se sabe ainda a extensão dos danos.
“Temos relatos de vítimas e destruição” em distritos remotos de Badakhshan, afirmou o diretor da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres, Abdullha Humayoon Dehqan.
O tremor, que teve potência reduzida para 7,5 posteriormente, ocorreu a 196 quilômetros de profundidade e o epicentro foi registrado a 82 quilômetros de Feyzabad, no sudeste do Afeganistão, em uma remota área da cordilheira Hindu Kush.
Autoridades oficiais esvaziaram prédios na capital do país, Cabul, onde agentes de segurança das Nações Unidas foram acionados. A energia elétrica e linhas telefônicas foram cortada na maior parte da cidade onde os tremores duraram cerca de 45 segundos.
Prédios tremeram e paredes racharam.
Zahid Rafiq, autoridade do Departamento de Meteorologia, afirmou que o terremoto foi sentido em todo o país. Na capital do Paquistão, Islamabad, as pessoas esvaziaram prédios às pressas recitando versos do Corão.
— Eu estava rezando quando o gigante terremoto estremeceu minha casa. Saí em pânico — afirmou Munir Anwar, morador de Liaquat Pur na província de Punjab.
Em Nova Délhi, capital indiana, nenhum dano foi imediatamente registrado. Prédios comerciais foram esvaziados e trabalhadores se aglomeraram nas ruas e estacionamentos do centro da cidade.
O GLOBO