PIB desce a ladeira sem freios
A economia brasileira desce a ladeira sem freios. O resultado do PIB do terceiro trimestre mostra que a recessão está mais forte e veloz. Segundo o IBGE, a atividade econômica teve queda de 1,7% entre julho e setembro. Consumo das famílias, produção industrial e construção civil estão todos embalados na queda – um empurrando o outro para baixo. O dado mais alarmante, porém, não é o que revela a cara feia do passado e sim o que prenuncia o futuro – o quadro dos investimentos e da poupança.
A taxa de investimento na economia equivale hoje a 18,1% do PIB, era de pouco mais de 20% há um ano. A taxa de poupança, fechou o terceiro trimestre em 15%, ante 17,2%. É a poupança que financia o investimento. É o resultado do investimento – mais produção, mais emprego, mais renda – que financia o crescimento da poupança Quando essa dinâmica está negativa e viciada, ela compromete o crescimento da economia, ou melhor, o bom crescimento, aquele que se desenvolve com eficiência e não pressiona demais a inflação.
O PIB de 2015 está flertando com uma queda de até 4% e com isso, entrega para 2016 um país fraco, ineficiente e com pouquíssimas alternativas de revés. O resultado do terceiro trimestre já provocou revisão nas expectativas para o ano que vem que agora ultrapassam 3% de desempenho negativo. Não são os números que assustam, ou a estatística que vai fazendo seu papel na troca das previsões. É a perversidade da dinâmica atual da economia brasileira que impõe um futuro medíocre.
De todos os dados e detalhes apurados pelo IBGE nas contas do PIB, só um deles veio positivo: os gastos do governo continuam crescendo! O que esperar de um governo que está perdendo receita num país em profunda recessão mas que continua a gastar mais? Diante desta realidade, não há investimento ou poupança que cresça. Para sair desse ciclo cruel e que desce a ladeira sem freios, só um pedal disponível: a confiança. E, não valendo milagre, ela só será acionada quando o “motorista” enxergar o fim da serra sinuosa – mesmo que seja pelo aplicativo com GPS.