Em crise, jornal da família Sarney extingue edição de domingo

O Grupo Mirante informou neste domingo (14) que o jornal O Estado do Maranhão, fundado por Bandeira Tribuzi e pelo ex-presidente da República José Sarney, deixará de circular a partir do mês que vem.
Em março, segundo informe publicado no próprio jornal, a edição impressa do domingo será fundida com a de sábado, incorporando colunas como o artigo de Sarney, Revista da TV e PH Revista.
“A super-edição do fim de semana será entregue no sábado, logo cedo, e trará os fatos de forma diferenciada (…) Atrativo que sempre marcaram a edição de domingo”, diz a nota.
Segundo o blog apurou, o motivo para uma decisão tão drástica seria a crise que abala os jornais impressos pelo mundo afora há algum tempo, acentuada pelo fato do clã Sarney ter perdido o comando do Palácio dos Leões, fazendo com que o matinal perdesse milhões em contratos publicitários com o Governo do Estado – o que, praticamente, financiava sua tiragem.
No ano passado, o “O Estado”, assim como todo o Sistema Mirante de Comunicação, demitiu dezena de profissionais, jornalistas, editores e repórteres – dentre os quais o editor-geral Ribamar Corrêa; além de cortar suplementos e revisar a tiragem diária.
Com o agravamento da crise financeira do país, o “O Estado” entrou o ano no vermelho, deficitário, forçando o Sistema Mirante de Comunicação a fazer mais enxugamentos a fim de evitar a extinção definitiva do seu impresso.


Silvia Tereza

Deixe um comentário