Sábado de ‘mutirão da cidadania’ na 23ª edição da Ação Global no MA

Evento ocorre das 8h às 17h, na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís.
Serviços de beleza, cultura e esportes são disponibilizados gratuitamente
.

Neste sábado (21), das 8h às 17h, ocorre a 23ª edição da Ação Global em São Luís (MA). O ‘mutirão da cidadania’ ocorre na Cidade Universitária da UFMA, na região do Itaqui-Bacanga – uma das mais populosas da Região Metropolitana.
Os serviços nas áreas de educação, cidadania, beleza, cultura e esportes serão disponibilizados gratuitamente em diversos pavilhões espalhados pelo campus e no Centro Pedagógico Paulo Freire. O acesso para alguns dos serviços – como a saúde, com maior demanda –, no entanto, é feito por meio de senhas no local dos atendimentos.
Emissão de documentos é um dos serviços oferecidos (Foto: De Jesus/O Estado)Emissão de documentos é um dos serviços
oferecidos (Foto: De Jesus/O Estado)
Ao todo, 49 especialidades estarão disponíveis a quem buscar atendimento neste sábado. Na área de saúde, foram 90 mil atendimentos em 2015.
O evento é fruto de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e TV Mirante – afiliada Globo. A iniciativa ocorre simultaneamente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. A superintendente do Sesi no Maranhão, Roseli Ramos, conta que se surpreendeu com o número de voluntários da edição 2016 da Ação Global: três mil.
“Nós nos surpreendemos. Poderíamos ter até quatro mil, mas não pudemos porque não tem serviço para esses quatro mil. É um dia só. São só oito horas. Não dá para atender a todas as demandas, mas todas as que vão ser atendidas, vão ser com qualidade“, diz a superintendente.
Cidadania e casamento comunitário
Um dos serviços mais procurados pelo público é a emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho.
Outra grande demanda é a inscrição para o casamento comunitário gratuito, organizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA). As inscrições gratuitas ocorrerão no posto da CGJ-MA no Pavilhão da Cidadania, das 8h às 16h.
g1 

Deixe um comentário