Delegado que comandou operação Rapina III no Maranhão será novo diretor Geral da Polícia Federal
O Delegado Fernando Segovia, que comandou na condição de Superintendente da Polícia Federal no Maranhão, a operação Rapina II, nos meados de 2009, será o novo Diretor Geral da PF no Brasil. Na época da Rapina, 23 pessoas foram presos por desvios de recursos federais, entre empresários e políticos.
Abaixo postagem do jornal O Globo sobre a escola de Segovia:
O delegado Fernando Segóvia será o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF) – Reprodução 20/04/2013
BRASÍLIA – O presidente Michel Temer mudou o comando da Polícia Federal (PF). O delegado Fernando Segóvia será o novo diretor-geral da instituição, substituindo Leandro Daiello, no cargo desde 2011, primeiro ano de Dilma Rousseff na Presidência da República. Temer recebe Segóvia na tarde desta quarta-feira no Palácio do Planalto. O anúncio oficial foi feito na tarde desta quarta-feira pelo Ministério da Justiça.
O novo chefe da PF agrada a políticos. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o subchefe de assuntos jurídicos da pasta e um dos principais conselheiros do presidente, Gustavo Rocha, fizeram campanha para que Segóvia assumisse o cargo.
O novo diretor ganhou prestígio na instituição sobretudo no período em que comandou um dos setores responsáveis pela adequadão da PF ao Estatuto do Desarmanento. Na ocasião, Segóvia teve projeção fora dos quadros da instituição e estreitou laços com deputados e senadores de diferentes partidos.
A corporação está subordinada ao Ministério da Justiça. Por diversas vezes, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, deixou em aberto a possibilidade de trocar o comando da corporação. Ele chegou a admitir que haveria essa troca, mas em setembro afirmou que Daiello ficaria por tempo indeterminado.
Daiello já havia manifestado intenção de deixar o cargo.
O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, será substituído no cargo – Jorge William / Agência O Globo