Canais famosos do YouTube foram removidos durante a madrugada
Entre os canais afetados estão os do apresentador Conan O’Brien, com 5,2 milhões de inscritos, e da cantora Miley Cyrus, com 10,4 milhões de inscritos e um dos mais assistidos do YouTube no mundo.
Muita gente foi surpreendida na madrugada desta sexta-feira (24) ao perceber que canais famosos do YouTube foram removidos e permaneceram assim durante algumas horas. O mais curioso é que canais famosos dentro da plataforma foram atingidos, deixando milhares de fãs apreensivos ao redor do mundo.
Entre os canais afetados estão os do apresentador Conan O’Brien, com 5,2 milhões de inscritos, e da cantora Miley Cyrus, com 10,4 milhões de inscritos e um dos mais assistidos do YouTube no mundo. O problema também afetou youtubers brasileiros, como Cauê Moura, do Desce a Letra, que tem 5 milhões de inscritos.
“Este vídeo não está mais disponível pois a conta do YouTube associada a ele foi encerrada.”É a mensagem que aparece ao tentar assistir qualquer vídeo no canal da @MileyCyrus na vevo! pic.twitter.com/Hox9aNaMFn— Team Miley Brazil (@TMileyBrazil) 24 de novembro de 2017
Canais como os do apresentador Conan O’Brien, com 5,2 milhões de inscritos, e da cantora Miley Cyrus, com 10,4 milhões de assinantes, foram alguns dos removidos. No Brasil, talvez o mais conhecido entre os que ficaram fora do ar durante parte desta madrugada foi o do youtuber Cauê Moura, do canal Desce a Letra. Por volta das 3h da manhã, ele postou uma mensagem tranquilizando os fãs e avisando que tudo estava reestabelecido.
fala galera, tudo certo aí?aqui tá de boas.— cauezão (@cauemoura) 24 de novembro de 2017
Dono de um canal com mais de 5 milhões de inscritos, ele explicou em outra postagem que tudo não teria passado de um bug da plataforma de vídeos da Google.
tamo de volta, era bug— cauezão (@cauemoura) 24 de novembro de 2017
O youtuber Damiani, do canal Damianizando, comentou na rede social que o YouTube estaria testando alguns novos mecanismos, razão pela qual os canais teriam sido tirados do ar sem qualquer outra explicação.
Parece que o @YouTube @YouTubeBrasil está testando uns robôs novos e o tiro saiu pela culatra… deletar canais que fizeram história na plataforma? Sério? Depois dizem que não tem nada de errado com o algoritmo… tá na hora de uma plataforma nova chegar, acabar com o monopólio— Damiani (@DamianiGui) 24 de novembro de 2017
Apesar de não ficar claro, a principal suspeita até agora envolve as novas diretrizes de comunidade do YouTube, que prometem tirar vídeos e canais que produzam conteúdo inapropriado sem a devida sinalização. O ponto, no entanto, é que as novas diretrizes visam produções envolvendo crianças e adolescentes, o que não parece o caso em nenhum dos três canais citados nesta notícia.
Ainda durante a madrugada, todos os canais indevidamente removidos já haviam sido voltados ao normal. Até o momento, o YouTube não se posicionou publicamente sobre o caso. Qualquer explicação dada pela plataforma da Google será adicionada a esta notícia.
Fonte: