Barroso pede desculpas em sessão do TSE por demora na divulgação do resultado das eleições
Ministro falou sobre as dificuldades na totalização dos votos aos ministros do TSE, na primeira sessão do tribunal após o primeiro turno das eleições municipais.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, pediu desculpas nesta terça-feira (17) aos demais ministros — na primeira sessão do TSE após o primeiro turno das eleições municipais — pela lentidão na divulgação da totalização dos votos no último domingo (15).
A demora de mais de duas horas na divulgação dos resultados foi motivado por um problema no processamento das informações, realizada por um supercomputador. O ministro ressalvou, no entanto, que as dificuldades não comprometeram os resultados da votação.
“Peço desculpas aos colegas e à sociedade brasileira por essa dificuldade que enfrentamos, mas esclareço que não houve nenhum tipo de comprometimento para a fidedignidade do voto, para a fidelidade da manifestação da vontade popular”, afirmou Barroso.
Barroso fala sobre atraso na totalização dos votos e resultado das eleições municipais
O ministro fez o pedido no início da sessão. Aos ministros, Barroso reiterou que, mesmo com o problema, a divulgação dos resultados no mesmo dia das eleições.
“Nós tivemos um pequeno problema no processamento dessas informações, pela utilização de um novo supercomputador”, informou o ministro. “Foi resolvido [o problema] e nós conseguimos divulgar a totalização no próprio dia das eleições, o que é um feito extraordinário”, disse.
O presidente do TSE relatou ainda aos ministros o fato de que mais de 113 milhões de eleitores foram às urnas, mesmo em meio à pandemia do coronavírus. Ele ressaltou que a abstenção no primeiro turno – de 23,14% – foi pouco superior à abstenção verificada nas eleições gerais de 2018.
G1